LOCAL E HORÁRIO DA REUNIÃO MEDIÚNICA
(A ESTRUTURA DA REUNIÃO MEDIÚNICA)
Reflexões: Busque a serenidade
Não se irrite, sorria.
 

 

Local

Calma e recolhimento são indispensáveis para que o intercâmbio mediúnico se faça com êxito. E não serão conseguidos se o local em que se realiza a reunião mediúnica deixar de oferecer certas condições básicas aos participantes, a saber:

1) silêncio

2) arejamento, iluminação (inclusive para a leitura, se necessário) e higiene (limpeza, sem maus odores)

3) espaço (para que os participantes se acomodem bem, sem excessiva aglomeração)

"Realizar sessões em porões abafados, em quartos de dormir e outras dependências não apropriadas, só devem ser toleradas em caso de extrema necessidade, como no caso de doentes em estado grave, e que não possam ser transportados para local apropriado." (Manual do Dirigente de Sessões Espíritas).

"Quem pretender organizar sessões espíritas, franqueando-as ao público deve pensar logo na escolha do local, só o fazendo nas proximidades se não houver Centro Espírita bem organizado. Não é justo que um espírita abandone centros bem organizados, onde se faz necessária a sua colaboração, para frequentar reuniões particulares ou para abrir um novo Centro nas proximidades. Os espíritas desejosos de colaborar no trabalho espírita, devem se irmanar no Centro mais próximo, mesmo que seja preciso tolerar, por vezes, certas incompreensões dos dirigentes. A colaboração dos mais esclarecidos redunda sempre em benefício geral, acabando por conseguir as modificações precisas, para que o centro tome nova orientação."(Idem).

Não é aconselhável fazer reuniões mediúnicas nos lares porque:

1. o favorecimento do intercâmbio atrairá para o ambiente da casa mais espíritos do que usualmente e nem todos serão equilibrados ou benévolos;

2. alguns deles poderão permanecer no ambiente mesmo depois de encerrada a reunião, por assim o desejarem ou por haverem ficado imantados fluidicamente;

3. nem todas as pessoas que ali residem estarão preparadas e vigilantes para receberem a influência mental e fluídica desses espíritos sem se perturbarem;

4. poderá haver graves problemas de desequilíbrio espiritual na família.

Observação:

No passado, muitos centros espíritas tiveram início em reuniões familiares. É que não havia, à época, as condições de adeptos e recursos (e até de permissão legal) que temos hoje para a formação de um centro espírita. Os bons Espíritos estimulavam os espíritas a se reunirem, mesmo que fosse em um lar, mesmo que médiuns e dirigentes ainda não fossem experientes, e davam assistência especial ao grupo de boa vontade, até que um centro pudesse existir legalmente.

E possível que, ainda hoje, isso justificadamente aconteça em localidades de poucos adeptos e nenhum centro espírita (nem mesmo em cidade vizinha), onde os bons Espíritos estejam procurando semear e cultivar a idéia de um trabalho mediúnico, mesmo familiar, para que, no futuro, um centro espírita venha a se constituir e instalar adequadamente.

Mas dos grupos que se aventuraram a fazer reuniões mediúnicas em família, sem terem para isso razão justa, nem preparo, nem assistência espiritual superior, muitos vieram a sofrer graves problemas, pela influência prejudicial de espíritos perturbados ou perturbadores que haviam atraído para os seus lares.

Frequência e duração

Quantas reuniões mediúnicas por semana?

Quando é o mesmo grupo, a reunião mediúnica deverá ter lugar uma ou, no máximo, duas vezes por semana, porque o transe mediúnico é como um estado de crise e não deve ser provocado com frequência demasiada, para não haver desgaste físico e nervoso dos médiuns.

Entretanto, poderão ser realizadas outras reuniões na semana, se forem de tipos diferentes, tais como: de assistência espiritual, de passes, etc.

Quanto tempo deve durar a reunião?

Se abranger estudos e prática mediúnica, não convém que a reunião dure mais de hora e meia no seu total.

A parte de estudos deve ocupar meia hora ou mais e precederá a prática mediúnica.

A parte mediúnica não deverá se estender além de 40 minutos. Se o grupo for pequeno (10 pessoas mais ou menos, entre as quais apenas 4, sejam médiuns), 30 minutos poderão ser suficientes.

Os mentores espirituais sempre procuram limitar o trabalho de comunicação aos limites fixados, pois sabem que:

1. depois de 30 a 40 minutos, nossa concentração diminui e, consequentemente, o rendimento decai;

2. o transe é um estado de crise e não convém prolongá-lo demasiado.

Se a reunião só tiver parte mediúnica, o limite de tempo para as manifestações poderá se estender para 50 minutos, precedidos por breve leitura preparatória, evangélico-doutrinária, de 5 a 10 minutos.

Horário

Importa estabelecer um horário para o início e o término da reunião mediúnica, porque:

1. os mentores espirituais não podem ficar indefinidamente à nossa disposição;

2. os participantes têm outros compromissos pessoais a atender.

O horário da reunião mediúnica deve ser rigorosamente observado, especialmente o de início, porque:

1. os mentores espirituais nunca se atrasam;

2. a atuação dos participantes na reunião tem de ser feita como um todo e desde a concentração inicial.

Assim, nunca se deve retardar o início dos trabalhos para esperar por alguém. Nem devem ser aceitos os retardatários, pois, além de não terem participado da preparação inicial, ainda poderão interromper com a movimentação e ruídos que fizerem, a concentração dos participantes que chegaram pontualmente.

Para conseguir que o horário venha a ser cumprido por todos, é preciso esclarecer e instruir a respeito os participantes, previamente.

Recomendável é que todos os participantes cheguem à reunião 15 minutos antes de seu início e não "em cima da hora".

Esses 15 minutos de antecedência servirão para:

1. facilitar ao dirigente a organização do trabalho (saber com quais colaboradores poderá contar, distribuir lugares e tarefas, etc);

2. ensejar aos participantes algum descanso e o preparo da mente para a reunião.

Nesses 15 minutos prévios, todos evitarão manter conversas estranhas ao ambiente e à finalidade da reunião (ex.: assuntos fúteis, de negócios, etc). Em vez disso, ocupar-se-ão em leituras doutrinárias ou na meditação.

 

Perguntas

1. Quais as condições básicas desejáveis para o local da reunião mediúnica?

2. Por que deve ser rigorosamente observado o horário de início de uma reunião mediúnica?

3. Quanto tempo deve durar a reunião mediúnica?