O MEIO AMBIENTE NO FENÔMENO MEDIÚNICO

Reflexão: Persevere em suas metas 

 

Influência que exerce
Determinam o fenômeno mediúnico não apenas o Espírito comunicante e o seu intermediário (o médium) como, também, o meio em que se dá a manifestação.
Compreende-se que assim seja, pois que os presentes à reunião mediúnica não estão inertes, mas agem, emitem pensa- mentos, atraem Espíritos afins, irradiam forças, sentem simpatia ou antipatia.
Homogeneidade e intensidade
Para que o fenômeno mediúnico se dê em condições favoráveis, é preciso que médium e assistentes formem um grupo harmônico e cheguem a uma vibração e pensamento os mais uníssonos que puderem.
Quanto mais homogêneo for o todo da reunião, mais intensidade terá o fenômeno mediúnico.
Quando o meio não favorece
A interferência contrária
Quando médium e assistentes não atingem a homogeneidade necessária, os pensamentos emitidos e as forças exteriorizadas se embaraçam e, às vezes, se anulam reciprocamente.
No meio dessas correntes contrárias, o médium (apesar de oferecer possibilidades para ointercâmbio e estar em boas condições) experimenta uma opressão, um mal-estarindefinível, chegando a sentir-se, em certos casos, como que paralisado e sucumbido.
Então, torna-se necessária uma poderosa intervenção do plano espiritual superior para que o mínimo fenômeno tenha lugar. E o fenômeno pode até não se dar, por absoluta falta de ambientação adequada e segura para que a realização da delicada tarefa dointercâmbio mediúnico seja sem riscos para a integridade física e psíquica do médium.

Qualidade das manifestações
Se o conjunto dos presentes for vicioso, indisciplinado, discordante, mal-intencionado,não se obterão comunicações boas, a não ser eventualmente (ainda que o médium ofereça possibilidades), porque, de modo normal, os bons Espíritos não lançam sementes boas em cima de pedras, e abandonam o campo aos Espíritos inferiores, afins com o grupo.

Mas, se essas mesmas pessoas fizerem um esforço pela melhoria do seu padrão vibratório, o mesmo médium poderá servir aos Espíritos de boa vontade, que virão em resposta à condição melhor, agora oferecida.

Em conclusão
Uma reunião de público comum, heterogêneo, despreparado, onde se misturamelementos curiosos, descrentes, antagônicos, viciosos etc, dificilmente oferecerá meio favorável ao bom intercâmbio mediúnico.
Mas um grupo mediúnico doutrinariamente esclarecido e conscientizado, buscando objetivos nobres e trabalhando com perseverança, proporcionará o ambiente mental e fluídico favorável, em que os bons Espíritos poderão atuar com eficiência em benefício geral

Recomendações básicas de Allan Kardec, para que se ofereça ambiente favorável na reunião mediúnica: 
- perfeita comunhão de ideias e sentimentos; benevolência recíproca entre todos os membros;
- renúncia a todo sentimento contrário à caridade;
- desejo unânime de se instruir e de melhorar, por meio dos ensinamentos dos bons Espíritos, com o aproveitamento dos seus conselhos;
- concentração e silêncio respeitoso durante as conversações com os Espíritos.

Perguntas
1) Por que o meio (constituído pelas pessoas presentes) influi no fenômeno mediúnico?
2)  Como o meio influi nas manifestações mediúnicas?
( ) Pela quantidade de pessoas presentes (quanto mais pessoas, mais fluidos à disposição dos Espíritos).
( )  Pela qualidade e homogeneidade dos pensamentos e forças exteriorizados.
3) Uma reunião de público comum favorece o bom intercâmbio mediúnico? 
( ) Sim ( ) Não


Livro consultado
De Allan Kardec
- O Livro dos Médiuns, 2ª parte, caps. XXI e XXIX