O PASTOR E A ESTRELA
Num país longínquo, povoado de verdejantes campinas, morava um jovem pastor de ovelhas.
Não tinha ainda 20 anos e já era responsável por um rebanho de considerável tamanho.
Uma de suas características era a de ser muito sonhador... Vivia a filosofar...
Perdia horas e horas a meditar sobre a origem da vida, o sofrimento humano, as desigualdades. Esquecia de tudo ao contemplar o firmamento, quando em uma noite enluarada, um acontecimento espantoso veio modificar profundamente sua vida!
Olhou para o céu e apaixonou-se por uma estrela! Não era uma estrela qualquer, dessas que se vêem toda noite por aí... Era uma estrelinha especial, seu brilho o fascinava! E passaram muitas e muitas noites a conversar... O pastor não via a hora em que o sol deitava para encontrar sua amada estrela.
E essa por sua vez apaixonada, em nada mais pensava, a não ser na figura do pastor a lhe acenar sorridente.
E assim o tempo passou... (e o que é o tempo?) De repente, o pastor e a estrela perceberam que seu Amor era luz e treva, pois ao mesmo tempo que se amavam, estavam distantes, presos às tarefas cotidianas; ele a conduzir suas estrelas e ela a aprender a conviver com as outras estrelas da sua família.
E então choraram...Muito tristes estavam, quando uma noite, o Senhor da Vida lhes apareceu e falou:
- Meus filhos, bem sei que o amor que os une é o mais grandioso e belo sentimento que pode unir duas criaturas. Esta força sublime é a própria essência do criador!
Hálito divino, nela nos movemos... Um dia esse Amor fluirá entre todos os seres... Nessa época, os homens viverão em perfeita harmonia e felicidade.
Vocês, queridos filhos, embora já sintam pulsando este amor, ainda não podem usufruí-lo integralmente, pois um ainda é pastor e o outro uma estrela...
Ambos deverão seguir caminhos distintos: um irá pela nascente, tentando entender suas ovelhas e o outro trilhará o caminho do poente, procurando aprender tudo que a vida lhe ensinar...
E assim fizeram, o pastor e a estrela. Com o amor guardado em seus corações, seguiram os caminhos indicados pelo Senhor da Vida...
Muito tempo depois (o que é mesmo tempo) após terem cumprido suas tarefas, encontraram-se e voltaram aos pés do Senhor da Vida, que lhes falou sorridente:
- Meus filhos, muito feliz estou, porque entenderam meus ensinamentos. O amor de vocês não poderia existir de forma egoísta, em meio de lágrimas e sofrimento.
Era preciso que amassem todos que estavam em seu redor. E vocês conseguiram!
Agora estão juntos para sempre!
Nesse instante, em eclosão contida, pastor e estrela transmutaram-se em dois seres de Luz, pois haviam compreendido que desde a sua criação, existiam um para outro, e que, ao despojarem-se de todos os compromissos anteriormente assumidos, criaram condições de sentir e viver em total plenitude o sentimento maravilhoso que sempre os uniu!"
(Luiz Sergio de Lima Gomes do livro- Viagem ao tempo.)