OS MÉDIUNS
SELEÇÃO DOS MÉDIUNS PARA A REUNIÃO
Reflexão: Não grite, converse.
Quais os médiuns que devem participar de uma reunião?
Aqueles que apresentem as faculdades apropriadas para os objetivos visados pela reunião mediúnica.
Assim, por exemplo, se as reuniões visarem o diálogo com os espíritos, escolheremos basicamente médiuns de psicofonia; para receber mensagens escritas, precisaremos de psicógrafos; para reuniões de curas espirituais serão indispensáveis médiuns de efeitos físicos.
Condições do médium para o trabalho mediúnico
Para atuar regularmente no trabalho mediúnico espírita, é preciso que o médium já tenha certa experiência, conhecimento doutrinário e boa moral.
O que deve ser observado no médium?
1. Que espécies de mediunidade tem e em qual mais se destaca (avaliar pelos efeitos que produz)
2. Como e para que usa a mediunidade (deve ser com equilíbrio, propósitos elevados - como socorrer e esclarecer as criaturas -, sem interesse por qualquer pagamento ou retribuição)
3. Se sabe ser passivo (não interferir muito, consciente ou subconscientemente, no conteúdo da manifestação)
4. Como se comporta, particularmente e em público (se mantém sempre boa conduta moral, se é natural e fraterno com todos, quer ricos ou pobres, cultos ou incultos)
5. Se já evita a vaidade e o personalismo (por entender que todos somos espíritos devedores e que sua mediunidade não é um privilégio, mas uma oportunidade de trabalho redentor)
6. Se se comporta bem doutrinariamente (atendendo às diretrizes do Espiritismo e às normas da casa espírita onde trabalha).
Sua colocação à mesa mediúnica
A mesa não é obrigatória nem indispensável para o intercâmbio mediúnico, pois com ou sem ela, os espíritos se manifestam através dos médiuns.
A distribuição dos médiuns na mesa mediúnica não obedece a uma ordem especial, pois o que irá determinar a ligação dos espíritos com os médiuns será a sintonia mental e a afinidade fluídica que ofereçam e não os lugares que ocupem à mesa.
É prática desaconselhável colocar os médiuns mais produtivos perto do dirigente e os outros em escala decrescente. Pode estimular o orgulho nos médiuns por dar a impressão de lugar de mais honra (como ocorre nas solenidades do mundo terreno).
Obs: Essa prática talvez se justificasse no passado, quando o dirigente fazia o atendimento das entidades sem sair do seu assento; então, ter mais perto de si os médiuns mais produtivos lhe facilitava o diálogo.
Atualmente, porém, o mais usual é o dirigente (ou o dialogador) se deslocar até o médium para atender as entidades comunicantes.
Perguntas
1) Que médiuns se selecionam para uma reunião?
2) O que deve ser observado num médium para colocá-lo num serviço mediúnico?
3) Quais lugares os médiuns devem ocupar na mesa mediúnica?