PENSAMENTO Е SINTONIA
A sintonia em grupo tem de ser testada com o tempo. Os primeiros contatos não são suficientes para nos conhecermos uns aos outros. Conhecimento requer vivência e, junto, observação imparcial, dentro da honestidade cristã. Desmerecer os valores alheios é julgar os semelhantes, abrindo oportunidades para que outros façam o mesmo conosco.
Os pensamentos afins tornam fáceis as amizades, como as inimizades poderão surgir entre pessoas sem laços cármicos por aversão de ideias. Se a alma for espiritualizada tirará grandes proveitos das duas situações. Na afinidade, fará muito progresso pela oportunidade favorável; e, no ódio gratuito, testa seu poder de perdoar, de amar os que a ofendem e caluniam.
O pensamento é fator básico no processo de sintonia. É exatamente através dele que os seres se aproximam, independentemente de ser ele expresso ou não. A energia que transmite já é suficiente para atrair ou repelir companhias boas ou más, a depender do teor que se lhes imprimam. Cada um colherá conforme plantou. Eis a Lei de Causa e Efeito em ação.
É importante que percebamos que não estamos juntos nos diversos núcleos sociais por acaso; algo nos une uns aos outros. Cabe-nos examinar criteriosamente se temos ou não boas companhias e qual o papel recíproco que estamos desempenhando um para com o outro. Também devemos considerar que qualquer pensamento, por mais insignificante que aparente ser, está contribuindo para a harmonia ou desarmonia universal.
Retifiquemos em nós tudo quanto prejudique a nossa paz intima e estendamos braços e pensamentos fraternos em todas as direções, na certeza de que somos portadores de virtudes e defeitos. Nas ocasiões de juízo, receberemos sempre de acordo com as nossas obras.